segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Teorias da comunicação para pedestres

Para introduzir o tema da comunicação para um neófito no assunto (o que vos digita), foi muito eficiente o livro “Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências”, organizado por Antonio Hohlfeldt, Luiz Martino e Vera Veiga França (Vozes, 2001). Possui uma consistência e uma organicidade incomum nesses livros “organizados” com cada capítulo escrito por um autor. A sequência é bastante lógica, começando com aspectos epistemológicos, depois históricos, depois descritivos das teorias clássicas e das mais recentes, e, no final, um interessante capítulo sobre a evolução do assunto na América Latina.

Mesmo a parte inicial mais filosófica, escrita por Luiz Martino, que eu esperava que fosse algo muito abstrato, tem uma estrutura que conduz o leitor por “degraus” de forma instigante. O capítulo de Francisco Rüdiger sobre a Escola de Frankfurt é um dos pontos altos: é bastante claro e, simultaneamente, faz jus à complexidade do tema, e recusa e adverte contra as costumeiras simplificações.

A orelha da capa diz que é o primeiro livro de autores brasileiros a abordar o tema específico das teorias da comunicação como feito nos cursos universitários. Excelente começo. Deu-me vontade de aprofundar-me em aspectos específicos a partir dos autores citados. Senti-me como se uma porta tivesse se aberto e uma força me introduzido suave mas consistentemente através dela.

Finda a leitura, o que transpareceu foi que as pesquisas na América Latina descritas no final possuem um diferencial em relação a todas as outras citadas no resto do livro – a articulação com o subdesenvolvimento e a preocupação social – que dá a impressão que o último capítulo seria apenas o começo de um outro livro. Espero ansiosamente.

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